CORRETORES

Corretores de imóveis e imobiliárias seja um parceiro da CrediallLagos

FINANCIAMENTO DE IMÓVEIS

A CrediallLagos disponibiliza funcionários para atender os corretores de imóveis de forma exclusiva.

Nas questões de financiamento de imóveis, crédito com garantia de imóvel, certidões até o registro do financiamento no RGI além de seguros, crédito com garantia de veículos, consórcios e todos os produtos relacionados ao mercado imobiliário.

A CrediallLagos, parte de Crediall Digital, é a maior Fintech brasileira especializada em financiamento imobiliário.

Entre em contato conosco e vamos ter o maior prazer em lhe atender.

CORRETOR DE IMÓVEIS

REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO COMPLETA 60 ANOS

Contar a história da corretagem de imóveis é contar um pouco da própria história do Brasil, pois a profissão nasceu junto com o país desde o período colonial. A chegada da família Real trouxe muitas mudanças, resultando tanto em uma reorganização administrativa localizando todas as questões da colônia Brasil de Portugal para o Rio de Janeiro, quanto em uma reorganização de fisionomia da cidade. Enquanto Dom João VI esteve no Brasil, o número de habitantes da capital dobrou de 50 para 100 mil habitantes, impactando diretamente em uma alteração urbanística na cidade do Rio de Janeiro. Em um contexto de mais urbanização, mais estrutura e mais investimentos, inevitavelmente a negociação de imóveis começou a surgir.

Seja inicialmente como intermediadores de negócios, auxiliando na desapropriação de casas para que a família real as ocupassem, ou agentes imobiliários, uma fase mais avançada em que os corretores negociavam imóveis em um contexto mais desenvolvido no início do séc. XIV, até chegar ao que conhecemos como corretor de imóveis hoje, uma profissão regulamentada, foram alguns longos anos de conquista por espaço, reconhecimento e consolidação.

Foi no Estado Novo do governo Getúlio Vargas, mais especificamente na década de 30, quando foram criadas as primeiras leis trabalhistas e institucionalizada a sindicatura brasileira que o “Syndicato dos Corretores de Immóveis do Rio de Janeiro” foi oficializado e reconhecido. Data do dia 7 de janeiro de 1937 sua criação, fruto de esforços de uma junta de profissionais.

A origem do dia do corretor foi marcada por muita luta. Como primeiro registro temos a proposta de lei nº 1.185, de 1951, enviada ao Congresso Nacional solicitando a regulamentação da profissão e definição legal de direitos e deveres. Porém, somente em 27 de agosto de 1962, com a lei nº 4.116 foi regulamentada a profissão, criando-se os Conselhos Federal (COFECI) e Regionais (Creci`s) com o objetivo de normatização e fiscalização profissional. Em memória pela conquista, ficou institucionalizado o dia 27 de agosto como o Dia Nacional do Corretor de imóveis.

Posteriormente, essa lei foi revogada devido a questões de educação ligadas à qualificação técnica dos corretores. Mais tarde, em 1978, a Lei 6.530 deu nova regulamentação à profissão, disciplinando o funcionamento dos órgãos de fiscalização, entre outras providências, sendo a que está em vigor até hoje.

Ao longo desses 60 anos, os profissionais da intermediação imobiliária passaram por muitos desafios, sendo hoje uma classe regulamentada e consolidada na sociedade. A trajetória não foi fácil para os corretores de imóveis, que precisaram se adaptar aos novos tempos de um contexto digital e tecnológico.

Fonte: site CRECI/RJ

claudia@credialllagos.com.br

credialllagos

credialllagos

© CrediallLagos